Desvendando o universo da Educação Infantil
Professora Mariane Eliza Weinert - 4ºano A. Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira
Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, em Ponta Grossa, realizaram uma entrevista com a turma do Infantil V da mesma instituição. O interesse ocorreu a partir da observação da existência de um foguete nessa sala, construído com materiais recicláveis. Depois disso, muitos questionamentos foram apresentados quanto ao porquê da existência de tal material, bem como de maquetes e outras atividades correspondentes à mesma temática.
A partir daí surgiu a ideia de se entrevistar os alunos dessa turma com o auxílio das professoras regentes, tendo como intuito: desvendar o universo da educação infantil, buscando compreender como de fato ocorre a aprendizagem nessa faixa etária.
A turma do 4º ano A, optou por iniciar o trabalho pela elaboração das perguntas que seriam norteadoras para a entrevista. Isso ocorreu durante a disciplina de língua portuguesa, em um trabalho de escuta atenta, oralidade e escrita compartilhada. Onde foram realizadas intervenções por parte dos alunos e professora, a fim de tornar esses questionamentos coerentes e ao mesmo tempo compreensíveis pela faixa etária abordada.
No dia seguinte a entrevista foi realizada. Cada aluno tinha uma responsabilidade nesse momento: alguns participaram oralmente interrogando e outros registraram em seus cadernos as respostas. Foi um momento de troca de aprendizagens: os alunos do Infantil V relatando sua rotina, suas aprendizagens e toda simbologia envolvida na construção do foguete, enquanto os alunos do 4º ano recebiam aquelas informações demonstrando encantamento em conhecer o ambiente da educação infantil e sua proposta, manuseando os materiais com tamanha curiosidade.
Como fechamento do trabalho, realizou-se a elaboração de um texto coletivo detalhando todas as descobertas realizadas naquele dia.
Esta proposta foi muito relevante se considerada a importância da interação dos alunos em diferentes níveis de ensino em seu ambiente escolar, compreendendo que oportunidades de aprendizagem ocorrem em momentos inesperados, e que mesmo assim devem ser encarados como passíveis de troca de conhecimento e socialização.
Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, em Ponta Grossa, realizaram uma entrevista com a turma do Infantil V da mesma instituição. O interesse ocorreu a partir da observação da existência de um foguete nessa sala, construído com materiais recicláveis. Depois disso, muitos questionamentos foram apresentados quanto ao porquê da existência de tal material, bem como de maquetes e outras atividades correspondentes à mesma temática.
A partir daí surgiu a ideia de se entrevistar os alunos dessa turma com o auxílio das professoras regentes, tendo como intuito: desvendar o universo da educação infantil, buscando compreender como de fato ocorre a aprendizagem nessa faixa etária.
A turma do 4º ano A, optou por iniciar o trabalho pela elaboração das perguntas que seriam norteadoras para a entrevista. Isso ocorreu durante a disciplina de língua portuguesa, em um trabalho de escuta atenta, oralidade e escrita compartilhada. Onde foram realizadas intervenções por parte dos alunos e professora, a fim de tornar esses questionamentos coerentes e ao mesmo tempo compreensíveis pela faixa etária abordada.
No dia seguinte a entrevista foi realizada. Cada aluno tinha uma responsabilidade nesse momento: alguns participaram oralmente interrogando e outros registraram em seus cadernos as respostas. Foi um momento de troca de aprendizagens: os alunos do Infantil V relatando sua rotina, suas aprendizagens e toda simbologia envolvida na construção do foguete, enquanto os alunos do 4º ano recebiam aquelas informações demonstrando encantamento em conhecer o ambiente da educação infantil e sua proposta, manuseando os materiais com tamanha curiosidade.
Como fechamento do trabalho, realizou-se a elaboração de um texto coletivo detalhando todas as descobertas realizadas naquele dia.
Esta proposta foi muito relevante se considerada a importância da interação dos alunos em diferentes níveis de ensino em seu ambiente escolar, compreendendo que oportunidades de aprendizagem ocorrem em momentos inesperados, e que mesmo assim devem ser encarados como passíveis de troca de conhecimento e socialização.
Comentários
Postar um comentário