Invasão poética

Professora Jocimara Stelle Linhares da Rocha, 5º ano A. Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira.


O Projeto Invasão Poética, de longa data é desenvolvido na escola. As turmas escolhem poemas de autores conhecidos, na maioria das vezes, estudam-no, e declamam para os demais colegas da escola, aos pais e comunidade escolar, em geral, realizando uma “invasão poética”. Essa prática atinge os espaços das proximidades da escola, como igreja, supermercado, padaria, outros pontos possíveis de acesso.

O 5º ano A definiu, em comum acordo, produzir sua própria poesia.

Primeiro passo foi escolher o tema, que não foi nada difícil, pois estávamos na época da Páscoa e, quando um aluno sugeriu, todos aprovaram. Já tínhamos estudado sobre o assunto, discutido sobre os valores e emoções que este tempo pascal nos proporciona e ensina.

Próxima decisão: será um texto infantil onde falaremos de coelhinhos e ovos de chocolate, ou explanaremos sobre as emoções e valores que a Páscoa nos remete?

Em grupo fizeram o registro ‘do que vinha à cabeça de cada um’ ao lembrar do tema proposto; assim, uma chuva de palavras e frases surgiu, sendo registradas no quadro.

Depois, foram organizando as ideias expostas, montando-as em versos e, por fim, para deixar o poema com um requinte todo especial, a preocupação foi construir rimas. Por diversas vezes o dicionário foi consultado, no intuito de trocar palavras por seus sinônimos. O texto foi lido, relido por diversas vezes, alterando a ordem dos versos, trocando palavras para melhorar a apresentação, ou para rimar, abusando dos recursos linguísticos e descrevendo suas vivências, percepções e sentimentos.

Por fim, o título foi decidido por votação.

Na preocupação de ouvir o próprio texto, perceber se as ideias estavam claras, numa sequência apresentável e sonoras, os alunos se envolveram, participaram com entusiasmo da produção, da declamação, montaram cartazes com ilustrações, acróstico e assim enriqueceram a apresentação.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A mídia como aliada no conhecimento das profissões

Combatendo a dengue