Consumo Consciente e Responsável
Professora: Ana Claudia Krachinski Martins, 5º ano A. Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira
Os alunos do 5º ano A da Escola Maria Laura Pereira, em Ponta Grossa, realizaram no mês de maio atividades a respeito da educação financeira. O conteúdo faz parte da grade curricular e para que os alunos se inteirassem do assunto foram realizadas diversas atividades sobre o mesmo. Muito além da questão de entendimento sobre sistema monetário, a educação financeira faz os alunos refletirem sobre questões de necessidades e desejos de consumo.
Os alunos puderam vivenciar situações cotidianas referentes a comprar por impulso, o uso do cartão de crédito, o impacto das mídias e promoções, e como poupar e planejar os gastos. Também tiveram contato com termos como endividamento, compra à vista e a prazo, inadimplência, parcelamento, entre outros.
À medida em que as aulas eram ministradas, havia mais interesse dos alunos em compartilhar as situações vivenciadas. Eles começaram a entender questões sobre salário e dívidas fixas mensais, e perceberam que não tinham a mínima noção de quanto eram os gastos e qual era a sua renda familiar.
Para compreender melhor sobre a sua realidade, os alunos fizeram uma entrevista com algum membro de sua família, para verificar como realizavam o planejamento do orçamento mensal. Para a execução dessa tarefa, foi solicitado que fizessem um vídeo contando como a família se organizava mensalmente com os gastos.
Foram enviados vários vídeos que enriqueceram a aula, pois cada um relatava um exemplo diferente de organização familiar. Nessa exposição foram levantadas algumas dúvidas sobre o era ser “autônomo” e houve discussões para sanar as dúvidas que surgiram.
O que mais chamou a atenção foi a conscientização dos alunos e a mudança de comportamento nas falas a respeito do dinheiro, gastos e sonhos de consumo.
Os alunos do 5º ano A da Escola Maria Laura Pereira, em Ponta Grossa, realizaram no mês de maio atividades a respeito da educação financeira. O conteúdo faz parte da grade curricular e para que os alunos se inteirassem do assunto foram realizadas diversas atividades sobre o mesmo. Muito além da questão de entendimento sobre sistema monetário, a educação financeira faz os alunos refletirem sobre questões de necessidades e desejos de consumo.
Os alunos puderam vivenciar situações cotidianas referentes a comprar por impulso, o uso do cartão de crédito, o impacto das mídias e promoções, e como poupar e planejar os gastos. Também tiveram contato com termos como endividamento, compra à vista e a prazo, inadimplência, parcelamento, entre outros.
À medida em que as aulas eram ministradas, havia mais interesse dos alunos em compartilhar as situações vivenciadas. Eles começaram a entender questões sobre salário e dívidas fixas mensais, e perceberam que não tinham a mínima noção de quanto eram os gastos e qual era a sua renda familiar.
Para compreender melhor sobre a sua realidade, os alunos fizeram uma entrevista com algum membro de sua família, para verificar como realizavam o planejamento do orçamento mensal. Para a execução dessa tarefa, foi solicitado que fizessem um vídeo contando como a família se organizava mensalmente com os gastos.
Foram enviados vários vídeos que enriqueceram a aula, pois cada um relatava um exemplo diferente de organização familiar. Nessa exposição foram levantadas algumas dúvidas sobre o era ser “autônomo” e houve discussões para sanar as dúvidas que surgiram.
O que mais chamou a atenção foi a conscientização dos alunos e a mudança de comportamento nas falas a respeito do dinheiro, gastos e sonhos de consumo.
Comentários
Postar um comentário